Central de Atendimento:
(18) 3652.4788
Área do Aluno:
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- Anglo: "Aqui se ensina. Aqui se aprende"; "Aula dada. Aula estudada, HOJE."
Entenda como dormir bem impacta o aprendizado
Publicado: 14 de setembro de 2021

Memória, raciocínio e atenção são exemplos de áreas prejudicadas após uma noite mal dormida

Muitas crianças podem demonstrar resistência para dormir no horário estipulado pelos pais. E mesmo quando chegam na adolescência, também acabam dormindo tarde, seja para ficar conversando com os amigos pelo celular, maratonando séries ou estudando para uma prova importante. Mas uma boa noite de sono é essencial em qualquer faixa etária e pode impactar em muitos aspectos de nossas vidas.

O sono interfere em nosso humor, na qualidade de nossa atenção, memorização e raciocínio. Não é incomum ouvir relatos de pessoas que não dormiram bem e se sentem mais indispostas ou irritadas no dia seguinte.

Nesse contexto, é importante considerar que o processo de aprendizagem também depende de fatores socioemocionais, físicos/biológicos e cognitivos. Mayra Temperine, psicóloga do Serviço de Atendimento Psicológico do Curso Anglo (SAP), explica que a consolidação das memórias e a utilização da atenção no processamento de estímulos e informações são partes integrais do aprendizado.

“Uma noite mal dormida pode impactar negativamente a capacidade de aprender, seja por uma disponibilidade menor para prestar atenção nas aulas, por uma tolerância menor para encarar as tarefas de matérias em que existe maior dificuldade, ou até mesmo por não ter tido um bom processamento das memórias adquiridas no dia anterior”, afirma. Os impactos na memória e na atenção também podem impactar a  capacidade do estudante de realizar um teste ou uma prova.

Principais dicas para o estudante dormir melhor

Segundo Temperine, sendo uma de nossas funções mais básicas, como respirar e piscar, podemos pensar que o ato de dormir é algo automático e natural para nossos corpos independente de nossos hábitos. Entretanto, os médicos têm indicado a “higiene do sono” como uma forma de, a partir de pequenas mudanças em nossa rotina, dormirmos melhor.

Confira algumas recomendações para ter um sono melhor:

•  Evitar o uso de substâncias estimulantes próximo ao horário de dormir, como a ingestão de cafeína, já que estas podem causar fragmentação do sono;

•  Praticar exercícios físicos regularmente;

• Evitar barulho, luz excessiva e temperaturas elevadas no ambiente de dormir;

• Garantir o conforto da cama e do ambiente;

• Evitar comer em excesso antes de deitar-se.

 

Fonte: ANGLO360

Anglo Penápolis - Estudar aqui faz diferença!
Entre em contato com o Anglo (18) 3652.4788
Endereço: Rua: Augusto Pereira de Moraes, 1907, Cagliari - Penápolis - SP | CEP: 16303-410 | Contato via e-mail: secretaria@anglopenapolis.com.br
Siga-nos:
© Copyright Instar - 2006-2021. Todos os direitos reservados - Instar internet